
Há algum tempo atrás Ar Condicionado era considerado por muitos um item de luxo, hoje em dia, o eletrodoméstico já se popularizou. Mas ainda os cuidados e necessidade de reparação de ar condicionado são incógnitas.
Em diversos lares é possível encontrar um ar condicionado. Mas apesar disso muitos ainda não sabem alguns segredos que eles escondem e também como cuidar do ar condicionado.
Muitos cuidados relacionados a ar condicionado ainda são desconhecidos por muitos. O que faz com que a vida útil deles venham a durar pouco.
Além da vida útil outro problema que acaba sendo gerado pelo mau uso do ar condicionado é a alta conta de luz. Por isso vamos falar um pouco mais sobre como lidar com o seu ar condicionado!
Cuidados Preventivos
O primeiro cuidado preventivo que seu ar condicionado deve ter é com relação a limpeza dele. Mas iremos abordar mais sobre a limpeza de ar condicionado no próximo tópico.
Agora vamos falar sobre outros cuidados necessários! Primeiro de tudo é necessário ao realizar a manutenção preventiva, analisar as ligações do aparelho.
É preciso ver se tudo está ligado da maneira como devia. Caso o ar condicionado não esteja ligado corretamente pode passar a gastar mais energia do que deveria!
Por isso nessa manutenção é necessário analisar se o termostato e a chave do interruptor está bem regulado e na posição certa.
É preciso analisar todas as conexões do seu ar condicionado para evitar que ele venha a vibrar e evitar o aparecimento de vazamentos.
Pra isso é preciso analisar as conexões, flanges e verificar se as outras fixações estão apertadas corretamente. Por meio do escoamento da água que é feito a troca de temperatura.
Para o bom funcionamento de seu ar condicionado é preciso verificar como está a bobina do seu ar condicionado. Ela é fundamental para um funcionamento correto.

Por que é Necessário Fazer esse Tipo de Manutenção?
A manutenção ou reparação de ar condicionado feito para prevenção é extremamente necessário para evitar o mau funcionamento do mesmo.
O ar condicionado está exposto a muitos problemas e alguns estão ligados até mesmo a sujeira, por conta do acumulo de sujeira no ar condicionado podemos ter problemas com outros microrganismos, já falaremos como realizar a limpeza do seu equipamento!
Além de tudo isso a manutenção feita como indicada pelo fabricante aumenta e muito a vida útil do seu ar condicionado.
Mas não faça a manutenção do seu equipamento somente na época que estiver utilizando. A manutenção do ar é necessária até mesmo quando não estiver em uso.
Se negligenciar a manutenção é possível que ocorra problemas com ferrugem e corrosão das peças, o que vai gerar a reparação de seu ar condicionado.
Por fim, e com certeza uma das que mais gostamos de ouvir é a economia que isso traz. Por estar em dia ele puxa menos energia e não há a necessidade de troca de peças.
Limpeza do Ar Condicionado
O seu ar condicionado tem a necessidade de uma limpeza periódica, essa limpeza é chamada de limpeza preventiva.
Ela irá prevenir que haja o acumulo de sujeira e poeira nos gabinetes, grelhas e ao redor do aparelho que pode acabar obstruindo a passagem de ar!
Todos esses lugares do ar condicionado devem estar em dia, primeiro para a nossa saúde e segundo que é necessário para que ele funcione com a sua capacidade correta.
Para realizar a limpeza é simples, basta utilizar uma flanela ou então um pano úmido e fazer a limpeza utilizando algum produto!
Além, dessa limpeza é necessário limpar as serpentinas frequentemente! Essa é principal responsável por fazer a climatização do ambiente.
Se não for limpa com regularidade é bem provável que coisas piores como, fungos, bactérias e mofos venham a acumular dentro do seu ar condicionado.
E lembre-se que você respira esse ar constantemente e esses parasitas podem acabar indo para no seu pulmão o que geraria um grande problema.
Para danificar o seu ar condicionado é possui limpar essa parte dele utilizando leves jatos de água!
Ar Condicionado com Defeito Gasta Mais Energia
Se o seu ar condicionado está apresentando algum tipo de defeito principalmente na parte elétrica, com certeza ele vai gastar mais energia que deveria.
Fazendo alguns cálculos é possível perceber que o ar condicionado hoje em dia não gasta tanta energia como os mais antigos.
E isso se deve a várias tecnologias que foram adicionadas ao nosso sistema de refrigeração. Porém, se o mesmo tiver todas as tecnologias e estiver com defeito irá gastar muita energia.
Dependendo do ar condicionado por consumir cerca de 100kWh/mês, isso se o mesmo ficar apenas 4 horas na energia todo dia.
Pra entender melhor normalmente na residência de um brasileiro médio o consumo é 160kWh/mês. Seria quase como pagar duas contas de energia por mês.
Mas saiba que o que vai te ajudar a economizar com o ar condicionado é apenas a manutenção, se essa estiver em dia o valor é diminuído drasticamente!
Qual Ar Condicionado Escolher?
Se você está para adquirir um desses aparelhos refrigeradores é importante que você conheça todos os modelos de ar condicionado que existe e qual se encaixa melhor para o seu ambiente!
Por escolher o ar condicionado correto para o ambiente correto é possível que você chegue a economizar 40% do que você gastaria com o errado.
Em alguns casos pode ser que o ar condicionado seja o melhor para você, já em outros a melhor escolha é o ar condicionado menor.
E se você está em busca dos mais novos é bem provável que você já tenha ouvido falar em ar condicionado split inverter, por mais que esse tenha um valor mais alto, é um dos mais econômicos do mercado!
Quem Procurar se Precisar de Reparação de Ar Condicionado?
Você sabe consertar ar condicionado? Nesses casos a melhor solução é procurar um técnico para que ele possa te trazer a melhor solução.
Até mesmo quanto a limpeza de ar condicionado ele pode te auxiliar.
Um técnico bem escolhido irá te ajudar, a fazer a manutenção, a fazer limpeza e também a fazer a instalação corretamente para evitar maiores problemas!
Manutenção de Ar Condicionado
Limpeza do equipamento interno, inclui a limpeza de filtros;
- Verificação de ligações elétricas e tubagens;
- Despitagens de fugas em metodo indireto (verificação do rendimento);
- Verifcação de pontos de corusão;
- Medições das pressões do gás e fluído;
- Limpeza do equipamento externo (inclui acesso até 3 metros de altura).
Piso Radiante:
Um piso radiante é uma forma de aquecimento no qual as temperaturas são controladas através de tubos instalados no piso. Isso permite que o calor seja distribuído de maneira mais homogênea e eficiente em comparação com outros sistemas de aquecimento.
Bombas de Calor:
As bombas de calor são sistemas que utilizam energia para transferir calor de um lugar para outro. Existem vários tipos de bombas de calor, mas as bombas de calor ar-condicionado são especialmente projetadas para aquecer e resfriar ambientes.
Essas bombas de calor funcionam através da compreensão do princípio da refrigeração, onde o calor é transferido de um lugar para outro através de um ciclo termodinâmico. No caso das bombas de calor ar-condicionado, elas retiram o calor do ar externo e o transferem para o ar interno durante o inverno, ou retiram o calor do ar interno e o transferem para o ar externo durante o verão.
As bombas de calor ar-condicionado são muito eficientes, pois utilizam menos energia do que os sistemas de aquecimento e ar condicionado tradicionais. Além disso, elas também podem ser combinadas com sistemas de ventilação para melhorar a qualidade do ar e aumentar a eficiência energética.
Existem vários tipos de bombas de calor ar-condicionado, incluindo bombas de calor de ar/água, bombas de calor geotérmicas e bombas de calor de absorção. Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens, e é importante escolher a opção mais adequada para as necessidades específicas do seu ambiente.
Aquecimento Central:
O aquecimento central é um sistema de aquecimento que fornece calor a vários ambientes de uma edificação através de uma única fonte de calor. Ele é composto por uma caldeira ou outra fonte de calor, tubulações e radiadores que distribuem o calor pelos ambientes.
