fbpx

Reparação de esquentadores!

Você sabe o que é um esquentador? Se você mora em um apartamento ou até em um condomínio é muito provável que você saiba o que é e para que serve esse aparelho.

O esquentador é uma das maiores maravilhas que os seres humanos já inventaram até hoje. E basicamente são os principais responsáveis pelo aquecimento de água em muitos locais.

Os esquentadores fazem parte das caldeiras. Essa é a parte que fica em sua residência e você pode alterar a temperatura que deseja utilizar para esquentar a água tanto para banho quanto para as torneiras.

Esse equipamento exige que apenas pessoas que entendem realmente do que estão fazendo mexam nele, grande parte dos que estão nas residências envolvem gás.

Ou seja, se alguém sem experiência mexer com o seu esquentador pode ser que você tenha uma grande dor de cabeça e problemas ainda maiores!

Como fazer a manutenção do meu esquentador

Com certeza uma dúvida que muitos apresentam principalmente por essa máquina não ser algo tão comum em nosso convívio é como fazer a manutenção?

Primeiro que essa dúvida começa com relação a limpeza externa dele. E basicamente o esquentador pode ser limpo com detergente e água.

Uma vez por ano você também pode fazer uma limpeza interna dele e isso fará com que a vida útil dele aumente ainda mais.

Para fazer a limpeza do interior dele, é importante que primeiro você leia todo o manual para evitar cometer erros ainda maiores!

É necessário a reparação quando a água não aquece?

Tudo vai depender do que está fazendo com que a água da sua residência não aqueça. Pode ser que esteja algum problema muito simples de ser resolvido, como o aparelho desligado.

Por mais que parece um absurdo acontece mais do que o comum! Mas existem ainda outros problemas e esses fazem com que a reparação de esquentadores seja realmente necessária.

Mas quais são os problemas mais comuns?

Nem sempre problemas em seu esquentador indicam que realmente existe a necessidade de alguma forma de reparo. Por isso é importante que você analise cada uma das situações.

Um dos principais problemas já abordamos aqui e a solução é muito simples. Basta ascender o esquentador ou então ligar o gás.

Já se o problema não for esse mesmo. É necessário analisar as seguintes situações.

Cor da chama

Você sabia que a cor da chama do seu esquentador diz muito sobre como está o funcionamento dele? A cor normal do seu esquentador é azul por isso fique atento.

Chama vermelha, nesse caso o seu esquentador precisa de uma limpeza especifica, mas evite fazer você mesmo. Nesses casos o indicado pelo fabricante é chamar um técnico que fará a limpeza e reparação do seu esquentador.

Chama com cor amarela. Se isso estiver acontecendo tome muito cuidado. Saiba que o seu esquentador está tendo problemas com vazamento de monóxido de carbono.

A partir do momento que você notar deve desligar o seu esquentador o quanto antes e abrir a janela mais próxima.

Feito isso chame também um técnico esse irá verificar o que está acontecendo com o sistema de acendimento da sua máquina! Além de que ele irá verificar toda a parte de canalização e limpar os queimadores!

Tome muito cuidado com a cor da chama de seu esquentador, sempre que algo parecer fora de lugar chame um técnico que irá te auxiliar com a reparação do seu esquentador.

Água não aquece

Um dos principais indícios de que o seu esquentador está precisando de reparo é que a água não aquece, não estamos falando de não aquecer o suficiente mas de que não aquece nada!

E isso acontece basicamente por conta de três motivos básicos. O primeiro deles é que a conduta de gás está suja ou em alguns casos entupida. Nesse caso realmente não há o que fazer, a única solução é chamar um técnico.

Em quase todos os esquentadores que funcionam a gás existe um sistema de segurança chamado de termopar. E esse sistema faz com que a entrada de combustível seja cortada quando a chama-piloto se apaga.

Esse acaba sendo um dos principais motivos para que o seu esquentador não aqueça. Por isso em caso de termopar danificado a necessidade de um técnico é bem grande!

Por fim outro grande vilão de seu esquentador é a válvula magnética, assim que essa se danifica surge a necessidade de ser substituída.

Com relação a válvula danificada você mesmo pode substituí-la!

Por que fazer a reparação de esquentadores?

Toda máquina que trabalha com gás, traz consigo a importância de manutenção e também da necessidade de reparos ao longo do tempo.

Principalmente para que problemas como explosões sejam evitadas. Ou problemas que possam gerar um dano permanente em seu equipamento!

Além de gerar problemas maiores se não houver um bom cuidado, outro problema que você terá de enfrentar é a falta de um banho quente e levar louça com água gelada!

Por mais que de vez em quando seja algo plausível e normal, imagine se o seu esquentador resolve estragar as 20:00 de um sábado, o que você vai fazer?

Nesses casos encontrar um técnico se torna muito difícil, por isso sempre que notar uma mudança em seu esquentador procure um técnico o quanto antes para te auxiliar!

É possível fazer cuidados sozinho?

Existem alguns cuidados que você mesmo pode colocar a mão na massa, mas exige bastante pesquisa e também consultar os manuais!

Já há outros cuidados que você deve evitar de realizar sozinho principalmente quando falamos de reparações que envolvem questões maiores como por exemplo, com gás.

Não vá logo desmontando o seu esquentador, em alguns momentos você pode até mesmo consultar o fabricante ao invés de apenas o manual.

Mas na dúvida a melhor decisão a se tomar é chamar um técnico, existem diversos técnicos capacitados e que podem realizar a reparação de esquentadores!

Por isso assim que precisar de ajuda para com o seu esquentador procure um técnico que irá te auxiliar a encontrar o principal problema da sua máquina.

 

Contacte-nos agora mesmo 936 930 556

Ou nos envie um Email através do formulário abaixo:

    Subscreva em nossa newsletter

    MMF Reparações© {2021}. All Rights Reserved. - Design by Douglas Barbosa

    × Diga-nos! Como posso ajudar-te?